Meibukan Tenchi Dojo

明武館天地道場

Meibukan (明武館) é o nome de nossa escola de Karate Goju-ryu de Okinawa e foi fundada pelo Dai Sensei Meitoku Yagi. A tradução exata de Meibukan é difícil em português mas Mei () significa “brilho”, “límpido”, “compreensivo” ou “determinado”. Bu () é o kanji de “guerreiro”, “coragem” “dignidade” ou “modelo exemplar” e Kan () é “escola”. A junção de todas essas possíveis traduções nos trazem a ideia geral que o nome invoca.

Tenchi (天地) tem diversas traduções possíveis, “universo”, “o mundo”, “todas as coisas”, sua tradução literal é “céu e terra”. Também representa coisas que contrastam, e nesse sentido tem forte ligação com a ideia de “duro e suave” do Goju-Ryu. É ainda sinônimo de Shizen (自然) que significa “natureza” ou assumir uma postura natural e relaxada, que é o objetivo ao se dominar uma arte. É ainda o nome de um Kata da escola Meibukan. Foi o primeiro Kata criado pelo Dai Sensei Meitoku Yagi e é o primeiro Kata Meibuken a ser ensinado.

Dojo (道場) é traduzido como “o local do caminho” em japonês. É o local onde se praticam as artes marciais japonesas como o Karatedo, o Kendo, o Judo, o Aikido, etc. A terminação Do em todas essas artes significa que estas são um caminho de aprendizado e autodomínio corporal pela dedicação de uma vida ao domínio de suas técnicas. E o Dojo é o local que os praticantes dessas artes se encontram para juntos trilharem esse caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *