A Meibukan

A Meibukan é uma das mais tradicionais e importantes escolas de Okinawa Karate do estilo Gojyu-ryu. Foi fundada pelo Soke Meitoku Yagi em 1952. Soke Meitoku Yagi foi aluno direto de Chojun Miyagi, o fundador do estilo Gojyu-ryu de Okinwa Karate. A International Meibukan Gojyu-ryu Karate-Do Association tem sua sede localizada na cidade de Naha em Okinawa, no Japão.

Soke Meitoku Yagi abriu seu primeiro Dojo Meibukan em 1952 com a permissão de Sensei Chojun Miyagi, e foi o primeiro aluno a receber oficialmente esta permissão. A ele foi dada a caligrafia Oku myo zai ren shin escrita do punho de Sensei Chojun Miyagi que até hoje está no Honbu Dojo em Naha. O nome Gojyu foi retirado de uma frase de um tratado de medicina e artes marciais chamado Bubishi, que dizia: "O caminho da inspiração e da expiração é tanto forte quanto suave", em japonês Howa Gojyu o Donto Suru.

O 2º Soke, Meitatsu Yagi, filho de Meitoku Yagi Sensei deu continuidade à escola Meibukan. Ele é hoje 10º Dan e o Presidente honorário da International Meibukan Gojyu-ryu Karate-Do Association (IMGKA) e viaja o mundo dando seminários. A IMGKA tem filiais na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Índia, Argentina, China, República Checa, Eslovénia, Filipinas, Rússia, Colômbia, Chile, Cazaquistão, Espanha, Hong Kong e, claro, Brasil. Sensei Meitatsu Yagi transmite a seguinte mensagem: alguns professores do Budo no mundo ensinam como lutar. Na Meibukan, ao invés, prefere-se ensinar como não lutar. Em outras palavras, a prática da Meibukan não se dá na ênfase em como ganhar, mas sim em de como não perder.

Atualmente, o Kaicho Akihito Yagi é o presidente da IMGKA e seu irmão, o Fuko-Kaicho Akihiro Yagi, o Vice-Presidente.

No Brasil o Karate Meibukan-IMGKA, está presente somente na cidade do Rio de Janeiro e é ensinado pelo Instrutor-chefe Eduardo Spengler.

Akihito Yagi & Eduardo Spengler

Linhagem Meibukan

Soke Meitoku Yagi
Soke Meitoku Yagi
2º Soke Meitatsu Yagi
2º Soke Meitatsu Yagi
Kaicho Akihito Yagi - Fuko-Kaicho Akihiro Yagi
Kaicho Akihito Yagi - Fuko-Kaicho Akihiro Yagi

O Okinawa Karate

O Karate é um sistema de autodefesa originário da ilha de Okinawa. Okinawa é a região mais ao sul do Japão e é composta por 169 ilhas do arquipélago de Ryukyu. Okinawa originalmente era um reino separado do Japão, com sua própria língua e cultura. Esse reino era chamado Ryukyu. Em 1879, o governo japones oficialmente anexou Ryukyu ao seu território renomeando-o Okinawa. Originalmente o Karate não tinha esse nome e era conhecido apenas como Ti ou Te, que significa mãos. Posteriormente, no início do século 20, diversos professores de Ti se reuniram e acordaram em nomear Karate sua arte de autodefesa, que significa mãos vazias.

O Karate como arte originária de Okinawa foi desenvolvido tendo diversas influências. Uma delas foi o Sumo de Okinawa, que é uma forma de combate competitivo original de Okinawa onde um dos oponentes busca jogar o outro de costas em uma arena na areia, lembrando o Sumo e Judo japoneses. Outra grande influência no Karate é a arte de autodefesa da região de Fukien na China chamada Bai He Quan ou Hakyuku Ken em japonês, o estilo da garça branca. O Karate se desenvolveu por todo o arquipélago de Ryukyu, mas as principais técnicas e estilos do Karate foram desenvolvidas na ilha principal de Okinawa em três bairros, o bairro portuário de Tomari, o bairro mais residencial de Naha e a antiga capital de Ryukyu, o bairro de Shuri. O Karate originalmente não possuía estilos, um uniforme padrão ou um sistema de faixas coloridas e nem era praticado no Dojo. Ele era praticado nos quintais dos professores e os alunos usavam suas roupas do dia a dia. Ao tornar público o Karate, os primeiros professores desta arte além de renomeá-la de Ti para Karate adicionaram a partícula Do, que significa caminho, como em Judo, arte de autodefesa do Japão. Jigoro Kano, o fundador do Judo, foi de grande importância para a promoção do KarateDo de Okinawa nas ilhas principais do Japão. O uniforme branco e as faixas coloridas, criações de Jigoro Kano para o Judo, foram adotados no Karate por influência dele. O Karate de Okinawa passou então a ser praticado no Japão na primeira metado do século 20 e os japoneses começaram um trabalho de transformar o Karate em um esporte. Do Japão o Karate começou a ganhar o mundo na segunda metade do século 20. No entanto uma grande diferença se formou entre o Karate originário de Okinawa como autodefesa e o Karate esportivo do Japão ao ponto de poderem hoje ser considerados dois tipos de Karate diferentes, o tradicional e original Karate de Okinawa para autodefesa e o moderno Karate japonês desportivo.

Fundador Chojun Miyagi

O Sensei de Karate Chojun Miyagi foi o primeiro okinawano a denominar seu Karate como um estilo e o chamou Gojyu-ryu. Hoje existem dezenas de estilos de Karate, muitos destes fundados em Okinawa, mas também alguns que se separaram de sua origem em Okinawa e foram fundados nas ilhas principais do Japão. Alguns exemplos de estilos de Karate originários de Okinawa são o próprio Gojyu-ryu mas também o Shorin-ryu, Uechi-ryu e Ishin-ryu.

Meibukan Kata (明武舘 型)

 

Kihon Gata (基本)

  • Sanchin (三戦) Três batalhas

Kaishu Gata (開手)

  • Gekisai ichi (擊碎 1) Derrotar e quebrar 1
  • Gekisai ni (擊碎 2) Derrotar e quebrar 2
  • Saifa (碎破) Quebrar e destruir
  • Shisochin (四向戦) Batalha em 4 direções
  • Sanseiryu (三十六手) 36 Mãos
  • Sesan (十三手) 13 Mãos
  • Seienchin (制引戦) Tranquilidade na batalha
  • Sepai (十八手) 18 Mãos
  • Kururunfa (久留頓破) Manter terreno e destruir abruptamente
  • Suparinpe (壱百零八手) 108 mãos

Meibuken (明武)

  • Tenchi (天地) Céu-Terra
  • Seiryu (青龍) Dragão Azul
  • Byakko (白虎) Tigre Branco
  • Shujaku (朱雀) Passáro Vermelho
  • Genbu (玄武) Tartaruga-Serpente Negra

Heishu Gata (閉手)

  • Tensho (転掌) Palmas Circulares