O criador de Katas

Anko Itosu
O Criador de Katas

O Sensei de Karate Anko Itosu foi provavelmente o primeiro Sensei de Okinawa-te ou Tode a criar Katas próprios. Anteriormente, os okinawenses que treinavam o Tode buscavam manter os Katas conforme foram aprendidos, apesar das interpretações okinawenses já serem bem distintas das formas originais chinesas. Embora cada Kata sofresse muitas modificações de acordo com a visão de cada Sensei, estes buscavam manter uma certa “tradição” e “linhagem” com as formas chinesas. Também era muito pouco comum aprender ou ensinar muito mais do que quatro ou cinco Katas nesta época, e aqui estamos falando do final do século 19. Anko Itosu foi além e não só modificou conforme sua visão os Katas aprendidos do seu Sensei, Sokon Matsumura, mas também criou várias séries de Katas novos. Creio que ele foi o primeiro mestre de Okinawa-te a numerar Katas como séries. E por isso ele pode ser reconhecido como o “avô” do Karate moderno. Acredito que as séries criadas por Anko Itosu são:
A série Pinan ou Heian: Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan.
A série Rohai: Shodan, Nidan e Sandan.
A série Nahanchi ou Naifanchin ou Tekki: Shodan, Nidan e Sandan.
Além destas séries, Itosu também criou versões suas de Katas aprendidos de seu professor Sokon Matsumura. A estes Katas ele acrescentou a palavra Sho, significando que eram Katas “menores” ou “mais humildes” em comparação aos originais, sendo estes Katas: o Passai Sho ou Bassai Sho e o Kusanku Sho ou Kanku Sho.
Aos originais, ele acrescentou a palavra Dai, significando que eram as versões “superiores” ou originais de Matsumura, que são: o Passai Dai ou Bassai Dai e o Kusanku Dai ou Kanku Dai. Outro Kata que talvez possa ser creditado a Itosu; embora possa ter sido criado por seu aluno Kenwa Mabuni, não tenho certeza sobre qual dos dois é o autor; é uma outra versão do Kusanku chamada Shiho Kusanku, que nada mais é que o Kata Kusanku executado em uma linha reta em vez do seu enbusen normal. Essa forma de executar um Kata pode ser vista no Kata Chinto e no Kata de Itosu, o Rohai Shodan.
No total, Anko Itosu acrescentou a impressionante marca de treze ou mais Katas ao Karate de Okinawa.
E ainda abro margem à especulação se a série de Katas Jion, Jiin e Jitte também não são obra de Itosu, já que antes dele não existiam séries de Katas como estas. Acredito sim, pelo exposto acima, que foi ele o criador destes Katas.
Depois de Anko Itosu, muitos Katas começaram a ser criados por Senseis okinawenses e japoneses e muitas séries de Katas surgiram. Alguns exemplos de séries de Katas são:
As séries Gekisai e Fukiugata, de Chojun Myagi e Shoshin Nagamine.
A série Taikyoku, de Gigo Funakoshi.
A série Taikyoku, de Mas Oyama.
A série Taikyoku, de Gogen Yamaguchi
As séries Juni no kata, Yottsu no Kata e Shinsei, de Kenwa Mabuni e Kenei Mabuni.

Autoria: Eduardo Spengler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *