QUAL O KARATE PARA VOCÊ? Um guia para a sua escolha na cidade do Rio de Janeiro.

QUAL O KARATE PARA VOCÊ?
Um guia para a sua escolha na cidade do Rio de Janeiro.

Karate competitivo

Existe uma diferença entre estar filiado a uma escola de Karate com sede no Japão ou em Okinawa e estar filiado unicamente com uma federação desportiva brasileira. As diversas federações existentes no Rio servem para organizar e promover campeonatos aos seus dojos filiados. FFKI, FERJAM, LIKERJ, FKERJ, FKIRJ e FCKI são as principais federações existentes na cidade do Rio. Elas também promovem exames de faixa preta, comumente da Shotokan, mas não estão ligadas particularmente com nenhuma escola no Japão e a graduação obtida normalmente não é reconhecida por entidades japonesas, o que pode levar a um reexame caso queira se filiar a uma organização japonesa. Então faça uma escolha consciente sobre se para você é importante ou não ter reconhecimento de uma escola do Japão. E não existe problema algum em não ser. Outra questão é se você gosta de competições ou não. As escolas de Karate japonês são todas voltadas para a competição, mas as escolas de Karate de Okinawa não. Existe uma grande diferença entre o Karate japonês e o Karate de Okinawa, lugar onde nasceu o Karate.

As escolas do Shotokan

Existem quatro escolas tradicionais do Shotokan com ligação direta com o Japão no Rio para sua escolha. Todas elas participam de campeonatos e tem ênfase no Shiai Kumite: a clássica JKA para quem quer fazer parte do legado de Nakayama e quer aprender os 26 Katas do Shotokan; a SKIF de Hirokazu Kanazawa para quem quer aprender uma gama maior de Katas como o Seienchin, Sepai, Gankaku Sho, Nijuhachiho e Kanazawa no Bo; a Karate no Michi – KWF do Sensei Mikyo Yahara para quem busca o Karate Bujutsu; e a JKS de Tetushiko Assai que adicionou a sua escola dezenas de Katas que ele criou e adaptou de outros estilos, representada no Brasil por Sadamu Uriu.

Wado-Ryu

Também com grande desenvolvimento no Karate desportivo, principalmente no Shiai Kumite, este estilo de Karate japonês mescla técnicas do Jujutsu dos samurais e tem bastante ênfase na defesa pessoal, principalmente envolvendo ataques com armas brancas como facas e bastões. Treina-se 15 Katas nesse estilo. O sensei Pimentel, pioneiro do estilo no Rio, é representante da Wado Kai com ligação direta com o Japão.

Goju-Ryu competitivo

Existem duas escolas de Goju-Ryu japonês no Rio. A Goju-kai do Saiko Shihan Goshi Yamaguchi e a Seigokan fundada por Seigo Tada. As duas escolas tem ligações diretas com as sedes na Ilha Principal do Japão e tem representantes altamente graduados no Brasil. Para quem gosta de competir e treinar Shiai Kumite e tem interesse pelo Goju-Ryu estas são as duas opções na cidade.

Karate de contato

Se o que procura é um Karate que permita nocautes em suas competições, o Kyokushin de Mas Oyama é a sua opção. Existem diversas organizações de Kyokushin, no Rio existe pelo menos duas, escolha a que se sinta melhor. Mas as competições de Kyokushin são só da Kyokushin, não se treina Shiai Kumite e não fazem parte de nenhuma das federações antes expostas. Os Katas de Oyama possuem um pouco de Goju-ryu com um pouco de Shotokan e suas próprias modificações.

Kobudo de Okinawa

Se você quer treinar as armas do Kobudo de Okinawa para complementar seu treino de Karate, como é tradicionalmente feito em Okinawa, suas duas opções no Rio são a Shinshukan da linhagem de Yoshihide Shinzato e a Jinbukai representada no Rio por Karolina Torres, com ligação direta com Okinawa.

Karate Shorin-ryu

A Shinshukan também é a única opção na cidade para quem quer treinar o Shorin-Ryu de Okinawa. É possível competir nesta escola, tanto no Karate quanto no Kobudo. O Shorin-ryu é o estilo antecessor do Shotokan.

Okinawa Goju-ryu

Nossa escola, a Meibukan, é a opção para quem quer um Karate conforme suas origens em Okinawa. Somos a única escola de Karate Goju-Ryu no Rio com reconhecimento direto de Okinawa. Não praticamos Shiai Kumite, treinamos o Karate conforme é ensinado em Okinawa, para gerar saúde e para a auto-defesa. Nossa linhagem é familiar, pertence a família Yagi cujo fundador Meitoku Yagi Sensei foi discípulo direto de Chojun Miyagi Sensei, o fundador do estilo Goju-Ryu. O Kobudo faz parte do nosso treino diário. Nossa escola é a opção para quem quer experienciar as origens do Karate.

Este é um guia geral para ajudar os iniciantes e mesmo praticantes avançados em suas escolhas no caminho do Karate na cidade do Rio de Janeiro. Existem outros grupos e organizações não mencionadas, mas como dito este não é um guia extensivo mas generalista que expõe as principais organizações e todas as escolas com reconhecimento no Japão e em Okinawa.

Texto autoria: Meibukan Tenchi Dojo.
Favor citar-nos caso queira reproduzir o texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *